Dicas para escrever uma boa carta de apresentação

ANÚNCIOS


A carta de apresentação acompanha o seu currículo e serve para apresentá-lo ao empregador. Ela é uma oportunidade de mostrar sua personalidade e se conectar com o empregador de uma maneira mais pessoal do que o currículo.

Aqui estão algumas dicas para escrever uma boa carta de apresentação:

Personalize a carta para cada vaga. 

Não use a mesma carta para todas as vagas. Em vez disso, personalize a carta para cada vaga, mencionando como suas habilidades e experiências se encaixam nas necessidades da empresa.

Comece com uma introdução chamativa. 

A primeira frase da sua carta deve chamar a atenção do empregador e fazê-lo querer ler mais.

Destaque suas qualificações relevantes. 

Mencione as qualificações e experiências mais relevantes para a vaga em questão.

Use exemplos específicos. 

Em vez de fazer afirmações genéricas, use exemplos específicos de coisas que você fez no passado para apoiar suas afirmações.


Encerre a carta de forma forte. 

A última frase da sua carta deve ser uma chamada para a ação, pedindo uma entrevista ou solicitando a oportunidade de discutir como você pode contribuir para a empresa.

Use uma estrutura clara e fácil de ler. 

Comece com um cumprimento, depois apresente-se brevemente e explique por que você está escrevendo. Em seguida, explique por que você é um bom candidato para o emprego e como suas habilidades e experiências se relacionam com as necessidades da empresa. Por fim, agradeça pelo tempo do leitor e ofereça mais informações se desejar.

Faça uma conexão com o empregador. 

Mostre que você fez uma pesquisa sobre a empresa e explique por que você gostaria de trabalhar lá. Faça uma conexão com os valores e objetivos da empresa e explique como suas habilidades e experiências podem contribuir para o sucesso da empresa.

Use exemplos concretos. 

Em vez de apenas listar suas habilidades e experiências, use exemplos concretos para ilustrar como você as utilizou no passado. Isso ajudará o leitor a ter uma ideia melhor de como você pode ser útil para a empresa.

Mantenha a carta curta e concisa. 

A carta de apresentação não precisa ser muito longa – geralmente, três parágrafos são suficientes. Mantenha-a concisa e ao ponto para que o leitor possa lê-la rapidamente.

Verifique a ortografia e gramática. 

É importante que a sua carta de apresentação esteja bem escrita e sem erros de ortografia e gramática. Peça a alguém para ler a sua carta antes de enviá-la para verificar se está correta.