6 coisas que devemos evitar em uma entrevista


Já ouviu aquela famosa frase “são pequenos detalhes que fazem toda a diferença”? Pois bem, nos processos seletivos isso é a mais pura realidade.

Manter uma boa impressão na entrevista é fundamental para que o candidato consiga sobressair entre os outros concorrentes à vaga. São nos pequenos e importantes detalhes que esse destaque é conquistado.

Para que você fique sempre atento, listamos os 6 erros mais comuns cometidos durante as entrevistas. Confira:

1 - Chegar atrasado à entrevista
Este é um erro bem recorrente entre os e um dos mais observados pelos recrutadores, pois se trata de uma ação que indica o comprometimento e a pontualidade do entrevistado. O ideal é sempre chegar antes do horário, no máximo uns 10 minutos mais cedo.

2 - Não ter cuidado com a aparência
Menos sempre é mais. Manter um equilíbrio no visual entre coisas que compõe a sua personalidade com outros elementos mais neutros é essencial, pois a sua aparência é o seu cartão de visitas no ambiente profissional. Já dizia o ditado “a primeira impressão é a que fica”, mas para que seja positiva só depende de você.

3 - Falar mal do antigo emprego e chefe
Durante a entrevista o recrutador projeta o perfil do candidato dentro da empresa, uma vez que você fala sobre a sua experiência anterior de forma pejorativa o entrevistador entende que isso pode se repetir ao fazer parte da equipe futuramente.

4 - Erro de vocabulário e uso de gírias
Falar corretamente e expressar-se bem é fundamental, pois se trata de algo básico na formação de qualquer pessoa. Além disso, pense que a entrevista é um dos primeiros degraus para conquistar a tão esperada oportunidade, portanto se trata de um ambiente que você terá que mostrar o seu lado mais formal, então evite o uso de gírias.

5- Falta de alinhamento com as informações descritas no currículo
Memorize todas as informações que você incluiu no CV para não apresentar incoerência durante o processo seletivo ou até mesmo esquecer-se de comentar alguma informação importante da sua carreira profissional.

6 - Não ser sincero durante a entrevista
Seja verdadeiro sempre, conte o que você realmente sabe. Seja sincero sobre a sua formação acadêmica e experiência profissional. Deixar que o recrutador descubra posteriormente que você não possui proficiência em algo que é requisito fundamental para vaga não será uma situação agradável para ambos os lados.