Você se considera extrovertido ou introvertido?

ANÚNCIOS



Veja como cada característica pode beneficiá-lo no ambiente de trabalho

Durante muito tempo os introvertidos foram vistos como vulneráveis em diversos grupos sociais, principalmente no ambiente profissional, onde os extrovertidos se destacavam por aparentarem ser melhores líderes.

No entanto, pesquisas tem apontado que esse parecer é apenas um estigma. Anos atrás, havia um certo receio das pessoas em se mostrarem introspectivas no ambiente de trabalho, pois, seriam tidas como colaboradores que talvez não alcançassem grandes cargos, por não terem segurança no trato com outras pessoas.

Em uma pesquisa realizada por Francesa Gino, Dave Hofman e Adam Grant mostrou que os introspectivos ao assumirem cargos de liderança são mais atenciosos com os colaboradores e que conseguem gerenciar suas ideias e planos com mais assertividade, sem ânsia e afrontamento. Por outro lado, a mesma pesquisa apontou que as empresas onde os funcionários eram mais proativos e tinham líderes mais extrovertidos, chegavam a ter um lucro até 14% menor devido a essa relação.

É como em uma balança, os líderes mais extrovertidos em equipes mais passivas conseguem resultados melhores, pois, a postura deste tipo de liderança consegue mover a equipe na direção necessária, sem que nenhum dos lados se sinta pressionado. Do outro lado, as equipes com líderes mais introspectivos e colaboradores mais proativos alcançam o resultado desejado porque a gestão tende a ser realizada de uma maneira mais colaborativa, onde a ordem se ramifica e encontra um denominador comum.

Um outro mito do mercado de trabalho é que o extrovertido tem vantagens ao trabalhar com vendas, por serem mais destemidos e diretos ao falar com o público sobre os seus produtos. A realidade se mostra diferente. A capacidade de vendas dos extrovertidos está bem próxima a dos introvertidos, pois, embora estes tenham mais receio de falar, também conseguem atingir o objetivo de vendas. O melhor vendedor é o meio termo entre as duas características. Os ambivertidos conseguem mesclar as características de ambos os lados, sendo em um momento mais introvertidos e no outro mais extrovertidos, boa parte da população é assim e é essa flexibilidade que consegue criar grandes relações no mercado de trabalho.

Os profissionais que entendem o ambiente e o melhor método de se adaptar tem mais chances de alcançar os objetivos por eles traçados.