Qual a importância das competências comportamentais?

ANÚNCIOS



As competências comportamentais são compostas pelos seus pontos fortes e pontos a melhorar dentro do ambiente corporativo.

Trazer no currículo informações sobre seu perfil técnico é algo fundamental, pois indica as suas qualificações e experiências profissionais. Mas outros dados que também são pontuados pelos recrutadores são as competências comportamentais, que auxiliam a compor o perfil profissional completo do candidato.

As competências comportamentais são compostas pelos seus pontos fortes e pontos a melhorar dentro do ambiente corporativo. É importante que conheça o seu perfil comportamental, pois permite que você evidencie e potencialize - tanto no CV quanto durante a entrevista - as suas aptidões, habilidades e qualidades. Além de apresentar também os seus pontos a melhorar para que os analise e posteriormente tornem-se pontos a seu favor.

Para a empresa é importante ter o seu perfil profissional completo em mãos, pois assim o recrutador analisa não só o seu lado técnico, mas também as suas competências comportamentais e se elas estão de acordo com o perfil desejado à vaga. Por exemplo, existem oportunidades que é necessário que o candidato seja ou comunicativo, ou analítico ou que tenha traços de liderança para atuar em determinados cargos.

Mas caso tenha dúvidas em que área do mercado de trabalho ingressar, conhecer o seu perfil comportamental pode abrir novos horizontes profissionais de acordo com o seu estilo comportamental.