Jovem Aprendiz: uma oportunidade para o início de carreira


O Jovem Aprendiz é um dos melhores meios de iniciar a vida profissional.

Ter um currículo bem elaborado e saber como deixar uma boa impressão durante o processo seletivo é fundamental para quem está em busca do primeiro emprego, mas ainda há a grande dúvida de como ingressar no mercado de trabalho. O Jovem Aprendiz é um dos melhores meios de iniciar a vida profissional. Possibilita que jovens do ensino fundamental, médio ou técnico - entre14 e 24 anos incompletos – consigam sua primeira oportunidade no mercado.

Para ser um Jovem Aprendiz é necessário estar matriculado numa escola ou instituição de ensino técnico profissional que participe do programa. Além disso o aluno deve ter frequência regular nessa instituição e atender às exigências da empresa contratante, conforme o site Aprendiz Legal.

O jovem que ingressa no mercado de trabalho como Jovem Aprendiz potencializa a sua carreira tanto no âmbito profissional, quanto no acadêmico. Uma vez que essa primeira experiência pode orientá-lo na escolha da carreira, na formação teórica e prática da profissão exercida.

A carga horária para o Jovem Aprendiz não pode ser superior a seis horas diárias se estiver cursando o ensino fundamental ou médio. Mas caso o curso já esteja concluído, a carga horária pode chegar a oito horas diárias e a empresa terá que computar as horas para aprendizagem teórica, explica o site Guia Trabalhista.