10 pontos que você precisa garantir antes e durante a entrevista

ANÚNCIOS



Foi convidado para uma entrevista de emprego e está com dúvidas do que fazer antes e ao longo do processo seletivo?

Selecionamos 10 dicas que vão auxiliá-lo a se preparar para o processo de seleção, confira abaixo:

1 – Conheça mais sobre a empresa, faça uma breve pesquisa sobre o seguimento, a história e etc., mostre ao recrutador que você se interessou em conhecer mais sobre o perfil da companhia. Durante a entrevista, deixe o recrutador entrar no assunto e faça alguns comentários sobre o que você pesquisou, mas sem exageros, ok? O ideal é que o recrutador conduza a conversa.

2 – O seu português está afiado? É bom revisar o vocabulário tanto verbal quanto escrito, pois se trata de um ponto importante de análise pelo recrutador. Ele vai observar como você se desenvolve nesse ponto no conteúdo do seu currículo, na conversa durante a entrevista e também em possíveis testes.

3 – Releia as informações que você incluiu no currículo, pois a conversa com o recrutador vai se basear nas informações que você indicou no CV. Apresentar contradições ao falar da sua vida acadêmica ou profissional durante a entrevista não causa boa impressão e pode prejudicá-lo.

4 – Sabemos que há diferentes perfis de empresas, algumas mais flexíveis em relação ao modo de se vestir outras um pouco mais formais. Recomendamos que leia a dica 1, conheça um pouco mais sobre a empresa, até mesmo para identificar o seu perfil. Mas na dúvida, o interessante é que você use roupas mais formais.

5 – Pontualidade é um fator relevante para o recrutador, por isso não se atrase, hein? O legal é chegar de 15 min antes de começar a entrevista.

6 – Durante a entrevista, ao ser questionado por que foi desligado da empresa anterior ou por que deseja sair do seu emprego atual, evite falar mal dos antigos colegas de trabalho ou do gestor anterior. Esse tipo de comentário pode ser negativo e o recrutador pode entender que há possibilidades de você também falar mal da empresa, caso seja aprovado.

7 – Seja educado sempre! Não há segredo nessa dica, cumprimente com um aperto de mão, sorria e olhe nos olhos. Esse contato inicial já pode dizer bastante sobre você para o recrutador, quer saber como? Veja o artigo sobre a importância de dominar a linguagem corporal durante a entrevista .

8 – Como já mencionamos anteriormente, deixe o recrutador conduzir processo seletivo. Evite assuntos que não são pertinentes à entrevista e também de interrompê-lo durante as orientações do processo.

9 – Durante a entrevista é essencial verificar se o seu celular já está desligado ou no vibracall. Evite distrações externas, elas podem atrapalhar sua concentração. O importante no momento é: foco no processo seletivo!

10 – Agradeça pelo convite e coloque-se à disposição da empresa. Reforçamos a dica 7, ser educado é a peça fundamental! Muitos candidatos não são selecionados pela arrogância, por mais que sejam bons.

E agora? Agora é aguardar a empresa entrar em contato com o feedback sobre o processo. Prepare-se para a resposta positiva e também para a negativa.

Dica extra: mantenha os pés no chão mas não deixe de lado o pensamento positivo. Estamos na torcida por você!