Domine a linguagem corporal durante uma entrevista


Muitos especialistas alegam que os movimentos do nosso corpo dizem muito sobre a nossa personalidade. Mas será que durante a entrevista de emprego esse fator também conta?

É uma análise unânime entre os recrutadores durante os processos seletivos. O modo como candidato posiciona os braços ou até mesmo um simples olhar, um aperto de mão podem dizer bastante sobre o perfil da pessoa. Em algumas situações a linguagem corporal pode influenciar sim a decisão do recrutador, tanto de forma positiva quanto negativa.

Por que não sou chamado para entrevistas de emprego?
Esse é um fato que o candidato deve ter em conta durante a entrevista, o modo como se apresenta para o entrevistador é dos fatores que determinar o sucesso de um processo seletivo.

Aqui vão algumas dicas para que consigas dominar a sua linguagem corporal e deixar uma boa impressão ao recrutador. Atentar-se sempre:

- À sua postura durante a entrevista; sempre ter o corpo (ombros e pernas) voltado à onde se encontra o entrevistador. Isso demonstra interesse ao que ele está falando. Tente manter a coluna reta e evite apoiar-se muito à mesa e inclinar-se para trás.

- Ter um contato visual direto, olhar nos olhos em alguns momentos da entrevista, isso demonstra interesse e segurança.

- As expressões faciais devem ser neutras e naturais;

- Evitar mexer em excesso no cabelo e nas mãos, a intensão é sempre transparecer segurança para o recrutador.

- E não se esqueça, um aperto de mão firme e um sorriso delicado são peças-chaves dar uma boa impressão. Depois de ensaiar essas ações em casa, agora é só respirar fundo, tentar ser espontâneo e dar o melhor de si durante a entrevista.