Entrevista de emprego: cause uma boa impressão

ANÚNCIOS



O momento da entrevista é para muitos uma conquista, mas, ao mesmo tempo, o sonho pode se tornar pesadelo quando não nos sentimos preparados para demonstrar pessoalmente as informações que apresentamos no currículo.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você cause uma boa impressão em uma entrevista de emprego.

A pesquisa
Faça uma pesquisa sobre a empresa que o convidou para a entrevista. Veja seu site, como a empresa foi fundada e quais são seus valores e missão. Dependendo da sua área de atuação é interessante procurar dados específicos, como por exemplo, a porcentagem de crescimento anual. Essas informações serão seu guia e o ajudarão a responder as perguntas que lhe forem feitas com mais objetividade.

A escolha da roupa
Após a pesquisa, você saberá um pouco sobre a cultura da empresa e poderá escolher a roupa que melhor se adeque ao ambiente. Lembrando que é sempre melhor optar por roupas mais formais.

O endereço
Organize-se. Procure saber com antecedência onde a empresa está localizada e qual rota você fará para chegar até ela. Com isso você pode se programar melhor e evitar atrasos. Caso aconteça algum imprevisto, avise ao recrutador e informe em quanto tempo chegará. Seja honesto.

O comportamento
A hora da entrevista pode ser um momento de bastante nervosismo, porém, é importante manter o controle emocional. O entrevistador estará lhe analisando desde sua chegada, por isso, evite ficar andando pela recepção, seja confiante ao cumprimentá-lo e mantenha uma postura firme ao sentar-se. O corpo fala, e se você estiver agitado demais não conseguirá passar uma impressão muito positiva.

O que falar
Você não deve apenas responder as perguntas que lhe serão feitas, mas evite falar demais. Quando perguntado, por exemplo, sobre quem você é, ou como iniciou sua carreira, procure ser direto. Não dê rodeios, e nem conte uma história muito longa. Detalhe apenas o que realmente for necessário e que ilustre suas competências. Se nesse momento lhe surgir algum questionamento espere o momento certo para questionar, o entrevistador dará esse espaço. Seja cordial e nunca agressivo quando for perguntar, principalmente se a dúvida estiver relacionada ao salário e benefícios.

Fechamento da entrevista
O terceiro e último passo está relacionado ao final da entrevista e a espera pela resposta. No final da entrevista deixe claro que ficou contente em ter participado do processo seletivo. Se sentir que existe a abertura você pode solicitar algum outro contato do entrevistador, como uma rede social, neste caso opte pelo Linkedin ou Twitter que são menos pessoais. Nesta conversa final você pode questioná-lo sobre quando será a resposta do processo ou quando serão as próximas etapas.

Com o final da entrevista muitos começam a se questionar sobre o desempenho que tiveram. Essa avaliação é importante, você pode fazer um check-list dos pontos que achou positivo e dos negativos, eles lhe servirão de guia para próximas entrevistas. Procure não ficar muito ansioso e contatar a empresa antes do prazo que foi estipulado. Seja paciente.

Quando o prazo tiver esgotado e não tiver ocorrido nenhum contato, você pode ser proativo e solicitar um retorno. Nesse contato mantenha-se gentil e atencioso, imagine que mesmo com uma resposta negativa, uma postura integra fará com que você seja lembrado e possivelmente possa participar de outros processos seletivos da mesma empresa.

Em suma, para causar uma boa impressão siga os três passos: preparação, organização e foco.