Confeccione um currículo assertivo com pouca experiência

ANÚNCIOS



Para muitos o momento de montar um currículo com suas competências e experiências é uma tarefa complicada. Quais informações eu realmente devo apresentar?

No entanto, a missão se torna ainda mais complicada para aqueles que não possuem experiência. Separamos aqui algumas dicas que irão auxiliar os novatos a montarem um currículo assertivo.

Aprenda a resumir-se.
Há uma nova tendência entre os recrutadores, que é a procura por currículos com pequenos resumos de apresentação. Esse texto fica logo abaixo das informações principais do candidato. O resumo deve ser breve, procure expor pontos interessantes sobre suas capacidades, competências que possui ou desenvolveu. Lembre-se, esse texto será sua apresentação ao recrutador, então, escreva-o com objetivo de mostrar o que possuí de melhor, e competências que lhe ajudem a conseguir a vaga.

Apresente experiências escolares ou acadêmicas.
O fato de não ter uma experiência no mercado de trabalho, não significa que você não possua experiência nenhuma. Os trabalhos que desenvolvemos durante nossa formação são experiências importantes para nos tornamos bons profissionais também.

Use o espaço onde ficariam suas experiências para descrever trabalhos que você elaborou, procure descrevê-los falando sobre você, sobre o que aprendeu com eles. Pense nas características que este trabalho lhe ajudou a desenvolver e que seriam importantes para o desenvolvimento da vaga que você busca. Se você coordenou um grupo de estudos, ou até mesmo fez parte do grêmio estudantil ou atlética da universidade, exponha as competências exercidas: organização, gerenciamento de gastos, desenvolvimento de características de liderança entre outras.

Descreva hobbies e trabalhos voluntários.
A primeira coisa que você deve se atentar aqui é: use o bom senso. Descreva hobbies ou trabalhos voluntários que tenha feito, mas que venham acrescentar ao seu currículo. Hobbies podem dizer muito sobre nós, e sobre nosso comportamento. Essas informações também são importantes para um recrutador. Falar de uma experiência de voluntariado é um ponto positivo, descreva-a contato quais eram as suas funções e o que fazia no projeto.

Seja honesto e sucinto.
Não seja repetitivo ou invente competências e experiências que não possui. Em caso de uma seleção para entrevista, o recrutador conseguirá perceber que você adulterou algumas informações. Seja coerente com as informações que você expõe, um currículo assertivo é aquele que condiz com a verdade sobre o candidato. Toda competência positiva que você possui deve ser aproveitada, mas você não precisa apresentar todas de uma única vez, exponha as que você considera mais importante.

Seja coerente na hora da formatação também. Procure ser simples, deixe as informações bem distribuídas, não escreva textos gigantes. Lembre-se, muitas vezes menos é mais. Um currículo bem organizado com uma descrição coerente pode valer mais que muitos anos na carreira.