Como fazer um modelo de currículo simples e assertivo

ANÚNCIOS


As especificações a serem colocadas no seu currículo devem ter coerência em relação a quem você é e ao cargo que procura.

Por isso, é importante que você prepare um currículo específico para cada vaga à qual quer candidatar-se.

Há muitos modelos de currículo que podem ser utilizados. 

Lembre-se que escrever um currículo é como contar uma breve história sobre a sua carreira profissional, afinal, além de ser o principal canal para que o recrutador se interesse por suas competências, um currículo bem escrito serve de guia para o momento da entrevista

Seguindo essa lógica, preparamos os pontos que você não pode deixar de ter no seu currículo:


• Dados pessoais:
Nesse campo você deve colocar o seu nome completo, telefones para contato, endereço e e-mail. Você não precisa colocar informações como RG e CPF. Não são importantes nesse momento para o recrutador. Um ponto que necessita atenção é o seu endereço de e-mail. Se ele começa com: gatinha@, gato@ ou outros adjetivos como esses, o ideal é que você o substitua por um e-mail mais formal. A dica é criar um e-mail apenas com o seu nome e sobrenome, você pode usar o ponto ou a barra de underline (_) para se diferenciar.

• Seu objetivo:
Neste campo você deve colocar apenas o cargo ao qual está se candidatando. Não é preciso expor nenhuma característica que evidencia suas competências para o cargo nesse tópico.


• Formação:
Aqui você deve colocar a sua formação por ordem de realização, começando pela escolaridade como curso superior, mestrado ou o término do ensino médio. Conforme falamos anteriormente, é importante que você prepare um novo currículo para cada empresa e cargo ao qual deseja se candidatar. Então, no caso dos cursos livres, priorize os que tenham relação com o cargo pretendido.

• Qualificação:
Esta seção é mais dirigida a estudantes que estão em busca do primeiro emprego ou de uma vaga de estágio. Se você tem esse perfil, aqui é o lugar é de descrever suas competências, citar atividades que tem capacidade de fazer e que podem servir de base para a execução das funções do cargo pretendido. Aqui você pode citar um intercâmbio que tenha feito, por exemplo.


• Experiências profissionais:
A coerência nesse campo é fundamental. Você não deve citar todas as experiências profissionais da sua carreira. Siga uma ordem cronológica e opte por usar as duas últimas experiências. Escreva um texto de mais ou menos duas linhas que explique suas funções nos cargos antigos. Nesse momento você pode falar de competências que foram diferenciais em seu trabalho. Não esqueça, seja sucinto e tente utilizar palavras-chave que existem na descrição da vaga.

Por último, revise todos os campos. Confira se existem erros de português e se todos os dados foram preenchidos corretamente. Você não precisa destacar ou grifar nenhuma parte, para um currículo simples, quanto menos detalhes e distrações melhor. Simplicidade nesse caso está ligada diretamente à assertividade.