Dicas para ter um bom resultado nos processos seletivos automatizados


Quem nunca se encontrou com um processo seletivo ineficiente?

São muitos os profissionais concorrendo à vagas e a maioria qualificam as etapas do recrutamento de seleção como “cansativas” e “longas”.

Algumas das principais críticas são a duração excessiva das fases, a falta de aprendizado ao longo do processo e a falta de feedback por parte da empresa.

A tecnologia já está ajudando a tornar o recrutamento e a seleção mais eficiente reduzindo o tempo de contratação e melhorando a experiência do candidatos durante o processo.

E não são somente as empresas que ganham com essa automatização, os candidatos também saem beneficiados com o uso da tecnologia nos processos seletivos.

Confira algumas das ferramentas de automatização que estão sendo cada vez mais utilizadas pelas empresas nos processos seletivos:

Chatbot
Um chatbot é um programa de computador com o qual é possível ter uma conversa com os candidatos.
Os chatbots vão ao encontro das expectativas dos candidatos. Permitem uma resposta imediata e personalizada.
É uma forma divertida de fornecer informações aos candidatos e orientá-los ao longo do seu processo de candidatura.

Vídeo entrevista
A entrevista por vídeo é uma tendência que está sendo cada vez mais adotada. A vídeo entrevista acontece após a triagem inicial de candidatos e com os avanços da tecnologia, é possível fazer as entrevistas online.

Quais são as vantagens da vídeo entrevista?
Economizar Tempo: Com a utilização de vídeos na entrevista de emprego, o processo fica mais rápido, melhor para o candidato que não precisa se deslocar até o local de entrevista para uma conversa e para a equipe de RH que não precisa estarem todos no mesmo local.

Qualidade de contratação: Com a possibilidade de entrevistas por vídeo, pessoas de qualquer lugar do país, ou mundo se for o caso, podem fazer parte do processo seletivo. Sem restringir suas opções a candidatos que moram perto da empresa. Pode ser que candidatos de outros lugares tenham o perfil ideal de uma vaga, fazendo com que seja possível garantir uma melhor contratação pelo perfil da pessoa, sem ter a localização como um grande empecilho.
Alguns cuidados são essenciais para aparecer frente a frente com o recrutador, mesmo que você esteja em casa.
O processo não fica menos formal por isso e é preciso se preparar de forma adequada. Seguem alguns conselhos:

• Vista-se adequadamente
• Confira o equipamento e a conexão da internet com antecedência
• Escolha um lugar apropriado
• Cuide do seu marketing pessoal

Cada dia mais empresas estão mudando seu processo seletivo tradicional pelo processo automatizado, por isso esteja preparado!