Confira os benefícios da Vídeo Entrevista para o processo seletivo

ANÚNCIOS



Os processos de recrutamento normalmente são longos devido ao número de candidatos disputando por uma vaga.

O mundo do recrutamento e seleção vem acompanhando o desenvolvimento da tecnologia para aprimorar seus procedimentos. E, é cada vez mais comum a implementação de vídeo entrevistas nos processos seletivos das companhias.

A vídeo entrevista acontece após a triagem inicial de candidatos. No momento da seleção são realizadas entrevistas que podem ser realizadas presencialmente, ou por meio de vídeos. No modelo tradicional, a entrevista era realizada presencialmente, na empresa ou locais selecionados, mas com os avanços da tecnologia, é possível fazer as entrevistas online.

A vídeo entrevista pode ser realizada de duas formas diferentes: Entrevista Gravadas ou Videoconferências. Veja os detalhes de cada uma:

Entrevista Gravada
O recrutador pode criar roteiros de entrevistas, geralmente de até 10 perguntas para enviar aos candidatos.
Os candidatos devem responder as perguntas em vídeo pelo computador ou por aplicativo no celular.
Avaliação: Em grande parte das entrevistas, em menos de 3 minutos o recrutador consegue avaliar se o candidato tem o perfil desejado ou não.
Uma das vantagens desse método é caso o candidato, durante a entrevista, estiver com problema de conexão de internet, ele pode voltar para completar as respostas até o final do prazo estipulado.

Videoconferências
As Videoconferências acontecem da seguinte forma:
Conversa rápida: Com os smartphones e notebooks que já vem com webcam, os recrutadores podem ter essa primeira conversa rápida vendo os candidatos. Isso ajuda em uma triagem mais rápida e eficiente desde o começo do processo;
Os recrutadores podem gravar as entrevistas feitas por videoconferência para compartilhar com seus colegas e gestores responsáveis pela vaga. Com isso, eles podem rever e avaliar os candidatos individualmente.

Vantagens das Vídeo Entrevistas:
Os candidatos têm a oportunidade de participar de processos seletivos para vagas em outras cidades ou até em outro país, por outro lado, se a vaga for na mesma cidade, o candidato economiza o dinheiro e tempo gasto de trajeto até o local de entrevista.

Provavelmente você já passou por essa experiência ou certamente passará.
Esteja preparado para esse dia!