Como se preparar para conquistar um novo emprego em 2021

ANÚNCIOS


Manter a motivação apesar do cenário de incertezas que estamos vivendo é fundamental, por mais difícil que isso possa parecer, a sua meta para esse ano será conseguir um emprego!

O começo do ano é a melhor época para quem está procurando emprego.

Confira as dicas para quem deseja conquistar o emprego no começo de 2021:

1. De olho no calendário
Em todos os anos as pessoas têm a mesma dúvida quando buscam um trabalho: é melhor deixar para procurar emprego no começo do próximo ano ou é melhor começar a busca ainda no final do ano atual? É claro que tudo depende muito da atividade que a pessoa exerce e da área em que ela trabalha – os professores, por exemplo, para lecionarem já no começo do ano letivo precisam começar a organizar a busca no mês de outubro – mas, para a maioria da população, os quatro primeiros meses do ano são a época mais aquecida de contratação. “Janeiro, por conta das festas do começo do ano, ainda é um mês não tão aquecido, porém, de fevereiro a abril é hora de arregaçar as mangas, ainda mais no Brasil, onde o ano só começa depois do Carnaval”, logo depois do Carnaval, que não sabemos quando será em 2021, as empresas começam a divulgar suas vagas e é preciso estar atento para não perder este momento tão quente e importante.


Se seu sonho é trabalhar numa grande empresa, este é o momento ideal para fazer contato também, pois, como estas companhias dependem do resultado fiscal do ano anterior e muitas têm ações em bolsas de valores, elas são obrigadas a emitir os relatórios para seus acionistas na última semana de fevereiro, o que faz com que as primeiras semanas de março apenas o começo do melhor período para contratar colaboradores para o ano vigente. Quando as grandes empresas contratam, elas também contratam empresas menores, pequenas e médias, por isso muitas contratações ocorrem em março e abril.

2. Vá além do currículo impresso ou em PDF
Uma dica de ouro para aumentar as chances de encontrar emprego no novo cenário em que estamos vivendo é estar atento aos novos formatos de processos seletivos – hoje é fundamental ter um vídeo-currículo além do currículo tradicional já revisado e atualizado, um perfil ativo no Linkedin, uma bela apresentação em Power Point ou Word e a tradicional lista de recomendações com telefones e contatos atuais. Como muitas entrevistas de emprego e outras etapas dos processos seletivos estão ocorrendo de maneira remota, a dica é estar com o telefone celular e o computador sempre prontos e testar os fones de ouvido, o microfone e a câmera para quando precisar. “Para participar de entrevistas online, o candidato deve reservar um local da casa sem muito barulho e prestando muita atenção na parede que aparece ao fundo, pois o que tem na nossa casa fala muito sobre nós e os recrutadores estão de olho nisso”.

3. Entrevistas online também são formais
A vestimenta para as entrevistas remotas devem ser as mesmas usadas nos processos seletivos presenciais, afinal, nossa mente nos prepara a partir dos nossos comportamentos. Evite estar vestido formalmente somente na parte superior do corpo, pois nunca se sabe o imprevisto que pode ocorrer.

4. Não desista com o primeiro não
Manter a motivação apesar do cenário de incertezas que estamos vivendo é fundamental, por mais difícil que isso possa parecer. “Passe a olhar o momento pelo qual estamos passando de um jeito diferente – preste atenção nas oportunidades! Pense em como será o mundo e a sua área de atuação daqui para frente para se preparar para o futuro. Gaste mais seu tempo pensando em soluções e menos tempo pensando nos problemas.