Como fazer a carta de apresentação ideal para o seu perfil?

ANÚNCIOS



Nesse período de crise, você está buscando meios de se destacar durante os processos seletivos?

Há detalhes que fazem toda a diferença ao enviar o seu CV para empresa, uma boa apresentação, por exemplo. A carta de apresentação tem essa função, apresentar o seu perfil de forma eficaz ao recrutador, trazendo os seus dados profissionais e acadêmicos. Além de trabalhar o seu marketing pessoal você também aumenta as chances do recrutador ver o que há de melhor no seu currículo.

Você deve estar se perguntando “mas o que exatamente devo colocar na carta de apresentação?”, abaixo há dois formatos de cartas de apresentação um para estágio e outro para oportunidades no geral. Confira:

Exemplo de carta de apresentação para estágio sem experiência:

Prezados Senhor (a)
Sou estudante de Jornalismo, 3º semestre, na instituição de ensino Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), possuo nível intermediário em inglês e espanhol e atualmente desenvolvo trabalho voluntário na ONG TETO.

Acredito que apresento as qualificações solicitadas para participar do programa de estágio de sua empresa e estou à disposição para uma entrevista, podendo assim detalhar melhor o meu perfil profissional.

Atenciosamente,
Henrique Oliveira
seuemail@gmail.com | 11- 2222-3333

Observações:
Para o candidato com perfil de estágio sem experiência ou em busca do primeiro emprego é importantíssimo incluir o seu grau de formação. No caso de ensino superior indique o seu semestre, pois existem oportunidades de estágios específicas para determinados períodos.

Como não possui experiências profissionais, inclua os diferenciais do seu perfil como proficiência em idiomas, intercâmbio realizado, trabalho voluntário, projeto pessoal ou acadêmico bem sucedido. Isso faz toda diferença durante a analise do recrutador.

Se tiver experiências profissionais, indique o seu último cargo, o nome da empresa, tempo de experiência e se obteve algum destaque como promoções, resultados alcançados, premiações, projetos de melhorias e etc.

Exemplo de carta de apresentação profissional:

Sou pós-graduado em Marketing Digital na instituição Presbiteriana Mackenzie e possuo nível avançado em inglês e intermediário em espanhol. Atuo na área de Publicidade e Propaganda há oito anos, minha última experiência foi como Coordenador de Criação e Arte na Agência Dex, durante três anos. Anteriormente trabalhei como Analista de Marketing Sênior na Agência KL, durante dois anos e meio.Acredito que apresento os requisitos necessários à vaga, estou à disposição para uma entrevista e assim detalhar todas as minhas qualificações.

Atenciosamente,
Henrique Oliveira
seuemail@gmail.com | 11- 2222-3333

Observações:
Inclua apenas a sua última formação acadêmica, pois como se trata de uma apresentação para o recrutador o importante é incluir as dados mais recentes. Já em relação a sua experiência profissional, o interessante é você apresentar o seu know-how na área de uma maneira simples e objetiva, então inclua as duas últimas experiências profissionais com cargo, nome da empresa e período de experiência. Tem informações adicionais interessantes, como intercâmbio, promoções, bons resultados, projetos pessoais? Informe! Isso fará toda diferença.

Mas não se esqueça, seja breve. É apenas uma rápida apresentação do seu perfil profissional ao recrutador.