Quer mudar de carreira? 04 dicas para que a mudança seja um sucesso

ANÚNCIOS



Os anos tem mudado nossa relação com o trabalho. Já não estamos mais condicionados a exercer uma mesma função a vida inteira

Ao mesmo tempo, essa liberdade de escolha pode se tornar uma vilã quando não estamos preparados para administrar nossos desejos profissionais.

Hoje em dia a quantidade de profissionais em busca de uma nova carreira tem aumentado, mesmo com o fantasma da crise nos assombrando. A realidade é que os contratos de trabalho já não são como antigamente. Atualmente, um profissional bem-sucedido é aquele que desempenha uma função que gosta e que recebe o rendimento necessário para manter o seu padrão de vida.

O conceito de trabalho como uma obrigação está mais que ultrapassado. Para realizar uma transição de profissão satisfatória é preciso preparar-se, sendo assim, elaboramos 4 dicas para que você consiga mudar de área profissional, da melhor maneira possível:

1º Avaliação:
Qual é a motivação para mudar? Um salário maior, realizar um sonho ou trabalhar em uma nova empresa? Se a resposta para essa pergunta tiver maior peso sobre a questão financeira, é melhor reavaliar a sua posição. Você deve estar enxergando a grama do vizinho mais verde do que ela realmente é! Trocar de profissão apenas pensando no ganho financeiro não é benéfico, afinal para realizar a transição você terá que dispor de tempo e de investimento, e caso não consiga sua recolocação facilmente, terá desperdiçado todos os recursos que você investiu. O ideal é realizar a mudança quando a função que você exerce já não traz a mesma satisfação. Nesse momento outros desejos profissionais podem florescer, assim você deve começar a fomentá-los.

2º Pesquisa:
Converse com outras pessoas, é importante que você possa dividir esse anseio e uma segunda opinião pode ser a luz que você vem procurando. Imagine que o mercado possuí pessoas com qualidades para aquela função e para que você se destaque terá que se esforçar um pouco mais. Você precisa não só explicar para os outros, mais entender porque está saindo do ponto A e indo para B. Por isso essas conversas podem ser esclarecedoras e podem mostrar-lhe outros pontos de vista sobre a nova função.

3º Prepare-se:
Um erro comum que acontece com pessoas que querem experimentar novos ares é esperar por um processo de demissão. Esperar um momento como esse é entregar-se à sorte, já que não há uma previsão sobre o que possa acontecer e quando. O ideal é que você se prepare para a mudança estudando o mercado e poupando dinheiro para investir na nova carreira. A preparação é ainda mais necessária para aqueles que estão na faixa dos 30 a 50 anos, pois, a vida nessas idades já está estruturada e qualquer breve ruptura pode trazer consequências financeiras. Faça um novo curso e concilio-o com o trabalho que já possuí. Essa é uma atitude segura e pode prevenir que você sinta que desperdiçou uma oportunidade.

4º Execute
Você é responsável por decidir qual é o momento correto para a troca. Depois de avaliar, pesquisar e preparar-se, você vai enxergar que o caminho está mais claro. Voltar para o início da corrida não será mais um bicho de sete cabeças. Nesta etapa de execução você terá se transformado em uma agente de mudança e, como tal, deve criar possibilidades para conseguir atingir os seus objetivos. Imagine que faltam poucos passos para a realização de um novo desejo profissional.